• Login

Responsabilidade social é um compromisso com o futuro

O NEON entende que tem o papel de incentivar a sociedade a buscar mais informação e conhecimento sobre o câncer, sua forma de prevenção e diagnóstico precoce, trabalhando o desenvolvimento de uma consciência coletiva sobre o assunto. Afinal, a responsabilidade social também é um dos pilares da sua gestão estratégica, que possui um programa institucional pautado em valores, práticas e comportamentos socialmente responsáveis.

 

O NEON não presta atenção apenas no que acontece dentro de suas salas e corredores. Trata-se de uma empresa que olha em volta, atenta às suas obrigações e focada nas necessidades da comunidade. Por isso, em outubro, com o advento da campanha de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama – Outubro Rosa -, a fachada da unidade de Vila Velha se iluminou da cor e uma série de eventos foi realizada em todas as unidades, além da distribuição gratuita de material educativo e botons.

 

Um desses eventos foi o Belezaterapia. As três unidades do NEON recebeu o evento em dias diferentes, ensinando as pacientes a se automaquiar, identificando a base correta para cada tipo de pele, escolhendo a maquiagem, o desenho da sobrancelha, a sombra, o rímel, o blush e o batom ideais para realçar ainda mais suas belezas. Também foi falado sobre as necessidades diárias da pele, como limpar, esfoliar, proteger e hidratar.

 

“Há pouco tempo estive no lugar delas para uma mudança radical de vida por conta do meu tratamento, então, poder participar hoje desta ação, doando meu trabalho, é pertinente”, considera Míriam Pedroni, paciente do NEON, que já teve câncer de mama e fez Mastectomia Total. “Este momento é simples, curto, mas muito importante para a gente que passa por este processo. Faz toda a diferença estimular o cuidado em ficar mais bonita”.

 

Para detecção precoce do Câncer de Mama, todas as mulheres devem realizar o autoexame e procurar um mastologista se perceberem alguma alteração. Com a detecção precoce, a chance de cura é maior e pode dar menos impacto na estética física da paciente. Quanto à prevenção, o recomendado é adotar hábitos saudáveis de vida, através de uma alimentação balanceada e da prática de exercícios físicos.

 

A cada evento, uma surpresa diferente. Também foi assim com as avaliações da saúde bucal das pacientes, que aconteceram em novembro.

 

As doutoras Sabrina e Larissa Gumieiro receberam, em seu consultório da Praia do Canto, em Vitória, pacientes em Quimioterapia no NEON para orientações sobre cuidados preventivos e tratamentos bucais durante o período de tratamento do câncer, evitando intercorrências negativas relacionadas à boca, como feridas, aftas e outros problemas que podem interromper os tratamentos. Foram feitas avaliações individuais em cerca de 30 pacientes, que ganharam kits para reforçar a escovação e ainda tiraram dúvidas sobre restauração, extração e radiografias.

 

O NEON promoveu este evento, pois não se pode negligenciar as manifestações bucais dos pacientes oncológicos. A condição bucal dos pacientes é afetada por conta da imunossupressão causada pelo tratamento quimio ou radioterápico.

 

“Alguns tratamentos são altamente tóxicos para o processo digestivo, que começa invariavelmente na boca”, aponta Dr. Cristiano Drumond Magalhães, oncologista clínico do NEON. “Entre os reflexos mais comuns, temos a mucosite. Trata-se de uma inflamação na membrana que reveste a boca e a garganta, onde podem surgir úlceras bastante dolorosas.”

 

Existem outras complicações como xerostomia (ressecamento da boca, com baixa produção de saliva), alterações no paladar e dificuldade de mastigação e de deglutição, dentre outros. “Por isso, o paciente deve tentar manter a higiene oral regularmente e preferir alimentos que exijam pouca mastigação durante as fases mais agudas. Esse tipo de conduta reduz bastante a incidência de problemas orais e ainda melhora muito a qualidade de vida do paciente”, completa o doutor.

 

O NEON apoia e envolve seus colaboradores em ações sociais, pois essa iniciativa traz uma visão diferenciada aos participantes, os faz abrir os olhos e a mente para um universo que necessita de carinho e olhar especial.

 

A equipe multidisciplinar já está alinhando novos projetos, como workshops, oficinas e grupos de apoio, para o próximo ano, sempre com o objetivo difundir conteúdo informativo para prevenção de câncer junto à sociedade, além de proporcionar o bem estar e a autoestima de seus pacientes.