O que você pode fazer para auxiliar a sua adaptação ao tratamento quimioterápico?
1) não negar o problema, nem torná-lo maior do que realmente é,
2) considerar e valorizar as possibilidades,
3) contar com boas estratégias facilitadoras, como o conhecimento, a organização, o planejamento, o autocuidado e um suporte social adequados.
OBS.: Uma estratégia facilitadora que serve para o Fulano pode não servir para você. Por isso, é tão importante conhecer-se. Só assim você poderá se reconstruir de modo congruente durante as mudanças em sua rotina ou após as mudanças em seu corpo.
OBS.2: Os sentimentos existem por uma razão. Ignorá-los não vai fazer com que deixem de existir.
OBS.3: A expressão e validação adequada dos sentimentos para pessoas disponíveis a isso são as melhores formas de lidar com eles. Ignorar o que você está sentindo o impede de encontrar soluções e significados. O deslocamento de emoções negativas reprimidas pode comprometer relações e intensificar sintomas físicos.
OBS.3: O NEON oferece acompanhamento psicológico durante todo o seu tratamento. Em caso de necessidade ou desejo, agende uma consulta com a psicóloga.
Sua vida não para vai parar porque você está se tratando, mas compreender e aceitar algumas limitações nesse período, inclusive permitindo-se vivenciar alguns momentos de tristeza ou fadiga, torna-se uma etapa necessária para um melhor resultado final.
Psicol. Fernanda Hayne Hott