• Login

Oficina de Culinária Neon 2012

No dia 23/11/2012 o Núcleo Especializado em Oncologia (NEON) realizou, no Espaço Gourmet do supermercado Extraplus do Hortomercado, a 3ª Oficina de Culinária “Qualidade de vida começa no prato!”
O evento contou com a participação de 41 pessoas, dentre pacientes e acompanhantes, que puderam vivenciar momentos de muita alegria e descontração!
A Oficina de Culinária é um projeto realizado pela equipe do Neon em parceria com a Chef de Cozinha Isaura Caliari, com objetivo de ensinar, aos pacientes oncológicos e seus familiares, opções de preparações culinárias fáceis, saborosas, com baixo custo e que possibilitam o resgate ao prazer em se alimentar.
Esse ano foi dado enfoque às preparações que contribuem para alimentação diante da náusea, alteração do paladar, diarréia e perda de peso. A alimentação equilibrada, do ponto de vista nutricional, é fundamental durante o tratamento, uma vez que, bem nutridos, os indivíduos têm melhores condições de suportar os efeitos colaterais da quimioterapia e fortalecer a imunidade, contribuindo, assim, para melhor resposta ao tratamento. As informações sobre alimentação durante a quimioterapia foram fornecidas pela nutricionista do NEON, Eliana Rezende e as preparações culinárias, elaboradas pela Chef de Cozinha e professora do curso de Gastronomia da Faculdade Novo Milênio, Isaura Caliari e seus ajudantes, Welington e Liane.
O evento foi um sucesso!
Muito bom!
Parabéns a todos!!

RECEITAS

 

Sopa de caldo verde com Nutren

2 kg de batata inglesa

250 g de cebola

1/2 kg linguiça paio

5 folhas de couve

10 ml (1 colher de sobremesa) de azeite

3 a 5 unidades de Nutren 1.5 ou Nutren Senior sabor baunilha

 

 

Modo de preparo:

Numa panela cozinhe as batatas em água por 15 minutos ou até ficarem macias. Retire as batatas, reserve a água do cozimento e passe as batatas pelo espremedor. Numa panela, aqueça o azeite doure a cebola e refogue ligeiramente o paio cortado em fatias. Junte o caldo, as batatas amassadas e o sal e deixe levantar fervura. Quando estiver fervendo, acrescente a couve picadinha e deixe cozinhar por 2 minutos. Desligue o fogo e junte Nutren 1.5 ou Nutren Senior.

Rendimento: 10 porções

 

Strofonoff de frango com Nutren

500 g de peito de frango

Óleo

1 cebola picadinha

Alho

1 colher de sobremesa  de páprica doce

1 colher de sobremesa de catchup

1 vidro pequeno de champignon

1 unidade de Nutren 1.5 ou Nutren Senior sabor baunilha

Modo de preparo:

Numa tigela tempere as tiras de frango com sal, cebola e o alho picadinho. Numa panela aqueça o óleo e sele o frango, em fogo alto para não juntar água. Mexa durante alguns minutos para que todos os pedaços fiquem cozidos. Acrescente a páprica e o ketchup e mexendo sempre e junte os champignons. Quando estiver bem quente junte o Nutren e desligue o fogo. Sirva com arroz branco.

Rendimento: 4 porções

 

Purê de grão de bico

200 g de grão de bico

Azeite

0,5 limão

0,5 colher de café de gengibre ralado

 

 

Modo de preparo:

Cozinhe o grão de bico em água, deixe esfriar. Reserve a água, e vá batendo o grão de bico, com pouca água, no liquidificador ou num espremedor de legumes. Coloque num recipiente fundo e tempere com sal, limão e o gengibre ralado.

Rendimento: 4 porções

 

Salada colorida

1 cenoura média

3 a 4 fatias de peito de peru defumado

0,5 vidro pequeno de palmito

¼ de unidade de manga

1 colher de café de gengibre

Folhas de manjericão

Sal e azeite

Modo de preparo:

Corte a manga em cubos e reserve. Corte o peru defumado e o palmito em pequenos pedaços. Corte a cenoura em cubos pequenos e passe por água fervente por 3 minutos. Rale o gengibre. Junte o palmito, o peito de peru, a cenoura já fria, o manjericão picado, o gengibre e uma pitada de sal, mexa bem e por último junte a manga em cubos.

Rendimento: 4 porções

 

Pavê de frutas

13 fatias de abacaxi em calda

1 caixa de biscoito de champagne

7 colheres de sopa de amido de milho

4 xícaras de leite

1 litro de guaraná

12 colheres de sopa ou 40 medidas do Nutren Active sabor chocolate

1 litro de água

 

Modo de preparo:

Pique o abacaxi em cubos e reserve. Bata no liquidificador o suplemento com a água e leve ao fogo. Ao ferver, adicione o amido de milho previamente diluído no leite, leve ao fogo até atingir a consistência de um creme. Reserve. Molhe os biscoitos no guaraná, em um refratário e monte: 1 camada de creme com o suplemento, os biscoitos, o abacaxi e novamente o creme. Leve à geladeira e sirva gelado.

Rendimento: 20 porções de aproximadamente 50 g.