• Login

Novembro Azul reforça cuidado com a saúde do homem

O Novembro Azul é uma importante campanha de conscientização e prevenção do Câncer de Próstata. Neste mês, o NEON lembrou como é importante o cuidado e o acompanhamento da saúde do homem e abordou a necessidade da detecção precoce do câncer através de várias ações integradas, como campanhas em redes sociais, bótons, folders impressos e banners informativos na entrada de cada uma de suas unidades. Além disso, durante todo o mês, os funcionários trabalharam uniformizados com camisetas contendo mensagem educativa na cor da campanha e a fachada da unidade em Vila Velha foi totalmente iluminada de azul.

Buscando difundir o máximo de informação e conhecimento, o NEON também promoveu o “Palestra In Company”, palestras em empresas, ministradas pela enfermeira oncológica, Brunella Coelho Pereira, conscientizando funcionários a quebrar seus preconceitos quanto ao exame de toque e prevenir-se contra o câncer, pois descobrir a doença na fase inicial pode fazer toda diferença, já que é quando as chances de cura são maiores.

“Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente”, disse a oncologista clínico do NEON, Edelweiss Soares. “Por isso, na maioria das vezes, a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a surgir.”

Os fatores de risco se manifestam, normalmente, acima dos 65 anos em homens sedentários, obesos, que se alimentam mal, que fumam, que bebem, que tenham níveis de estresse elevado ou que tenham histórico desse tipo de câncer na família. Os principais sintomas são dificuldade para iniciar a micção, força para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, dor para urinar, sangue na urina e impotência sexual.

“O Câncer de Próstata demora quatro anos para se manifestar, daí a importância de fazer o exame preventivo uma vez ao ano”, afirma Dr. Wesley Vargas Moura, oncologista clínico do NEON. “Quanto mais cedo for detectado, mais eficiente será o tratamento. Mas nada é mais essencial que cuidar da saúde e adotar hábitos saudáveis, como ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios, não fumar e beber em excesso.”