• Login

Jornadas Científicas 2017

Jornadas científicas NEON

 

A responsabilidade social é um dos pilares da gestão estratégica do NEON. Periodicamente, a empresa desenvolve projetos de discussão científica e de atualização técnica para apresentar o que há de mais inovador no tratamento do câncer. Esses encontros são importantes para promover a troca de experiências entre os participantes e profissionais reconhecidos da oncologia nacional. São momentos de intenso aprendizado que contribuem para uma prática médica cada vez mais comprometida com o diálogo, a prevenção e o diagnóstico.

Nos meses de agosto e setembro aconteceram edições de dois grandes encontros que fazem parte do calendário científico do NEON: a 8ª Jornada Neon de Uro-Oncologia e a 10ª Jornada Neon de Câncer de Pulmão. Os eventos reuniram os maiores profissionais da área no estado para debater os cenários e as perspectivas para os próximos anos, considerando a evolução tecnológica e as necessidades da sociedade.

 

10ª Jornada Neon de Câncer de Pulmão

Os doutores Cristiano Drumond Magalhães e Wesley Vargas Moura, as doutoras Edelweiss Soares e Kítia Perciano e o convidado especial, Dr. Cristiano Venturim de Barros, ministraram palestras e apresentaram casos clínicos que levaram para 30 médicos capixabas das especialidades de pneumologia e cirurgia torácica atualização científica e inovações sobre o tratamento de Câncer do Pulmão.

Dr. Cristiano Venturim de Barros é um importante especialista da Medicina Nuclear, que realiza o exame Pet CT, um dos exames de imagem mais modernos utilizados em oncologia que ajuda a identificar metátese. Durante o evento, ele abordou sobre como avaliar os exames de imagem de pacientes oncológicos que estejam recebendo imunoterapia e novas drogas, para saber se a resposta é negativa, positiva ou se a doença se encontra estável.

No encontro, houve também a apresentação de temas atuais pelos Oncologistas Clínicos do NEON, com destaque para Heterogeneidade Tumoral, Monitorização dos Sintomas durante Tratamento Oncológico, ASCO 2017, Avaliação de Resposta Radiológica na Era da Imunoterapia, Drivers na Tomada de Decisão em Câncer de Pulmão, Decisão sobre Cirurgia em Ec III após Quimioterapia Neoadjuvante e Medicina Personalizada.

A jornada aconteceu de 15 a 17 de setembro, no aconchegante Hotel Fazenda Monte Verde, em Vargem Alta.

 

8ª Jornada Neon de Uro-Oncologia

Realizada de 4 a 6 de agosto, na Pousada dos Pinhos, em Pedra Azul, a 8ª Jornada Neon de Uro-Oncologia reuniu especialistas de Urologia da Grande Vitória para discutir as opções e o futuro do tratamento para Câncer de Próstata avançado. O evento contou com a ilustre presença do Prof. Rodolfo Borges Reis, de Ribeirão Preto, São Paulo, atualmente Professor Doutor da Divisão de Urologia do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia. Possui vasta experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Urológica, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia urológica, oncogênese e biologia molecular.

Prof. Rodolfo Borges Reis ministrou, dentro da programação científica, o Workshop Internacional de Seleção do Paciente e Prática Clínica em Câncer de Próstata. Já os oncologistas do NEON, Dr. Wesley Vargas Moura e Dra. Kítia Persiano, falaram ao público, respectivamente, sobre Novo Padrão do Câncer de Próstata Metastático ao Diagnóstico e Nova Opção de Tratamento de Metástase Óssea em Câncer de Próstata.