• Login

Há alimentos que curam o Câncer?

É muito provável que a grande maioria dos pacientes diagnosticados com câncer ou seus familiares já tenham recebido informações sobre alimentos ou mesmo dietas que são capazes de curar esta doença. Tais informações são propagadas pelas redes sociais ou mesmo por conhecidos, gerando dúvidas, mudanças na rotina alimentar e aumento do consumo dos alimentos considerados “milagrosos”.

Porém, apesar da alimentação saudável auxiliar no tratamento oncológico, nenhum alimento, por si só, é capaz de promover a cura do câncer.

É importante ter bastante cuidado, pois as informações sobre alimentos com propriedades curativas são geralmente falsas e sem comprovação científica e podem prejudicar o tratamento do câncer. Estes alimentos podem sobrecarregar o funcionamento de órgãos como fígado e rins,
diminuir a absorção de nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do organismo e até mesmo diminuir a ação dos medicamentos usados na quimioterapia.

A recomendação é que o paciente que teve diagnóstico de câncer tenha uma alimentação saudável, composta por alimentos dos diferentes grupos alimentares, tais como frutas, hortaliças (legumes e verduras), leguminosas (feijão, grão–de-bico, lentilha, ervilha), cereais integrais, frutas oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes). Uma dica importante é preferir o consumo de alimentos orgânicos, que são aqueles cultivados sem o uso de agrotóxicos. A alimentação variada e colorida é capaz de fornecer todos os nutrientes que o organismo precisa.

Receita: Iscas de frango com hortaliças

Ingredientes:

  • 200 g de frango sem peles e sem gorduras aparentes cortado em tirinhas e temperado com sal e alho
  • 3 colheres (sopa) de cebola picada
  • ½ repolho roxo pequeno cortado em tirinhas
  • ½ brócolis japonês pequeno picado
  • 01 cenoura pequena cortada em rodelas finas
  • 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva
  • Temperos naturais a gosto (alho, cebolinha, salsinha, …)

Modo de preparo:
Refogar o frango com ½ colher (sobremesa) de azeite de oliva até ficar macio. Reservar. Em outra panela, colocar o restante do azeite e refogar a cebola. Acrescentar o repolho roxo, os brócolis, a cenoura e os temperos naturais e deixar cozinhar por mais alguns minutos. Misturar
o frango e servir.

Rendimento:
03 porções.

Vania Cristina Molino Gonçalves, nutricionista


Vania Cristina Molino Gonçalves

CRN4-ES 06101040
Nutricionista clínica, Pós graduada em Nutrição Clínica pela UVA
Comportamento Alimentar pelo IPGS e Terapia pela EMESCAM

 

Confira outras receitas!

Leia mais sobre dietas balanceadas e aprenda outra receita aqui.