• Login

Câncer de Pulmão: novas técnicas garantem mais assertividade e melhor pós cirúrgico

Você sabia que não é somente quem fuma que pode ter câncer de pulmão? O câncer de pulmão é um dos tipos de tumores mais frequentes em todo o mundo. Diagnósticos desse tipo de câncer têm aumentado a cada ano. “Além do histórico familiar, vários outros fatores podem levar uma pessoa a desenvolver esse tipo de tumor, como: alterações genéticas, exposição a fatores ambientais como a poluição e, principalmente, o hábito de fumar. Pessoas que tiveram contato prolongado com fogão de lenha e tabagismo passivo também possuem risco elevado”, disse o Cirurgião Torácico do NEON, Luziélio Alves Sidney Filho.

Atualmente, uma série de pesquisas tem sido realizada no intuito de detectar precocemente este tipo de câncer, especialmente nos estágios iniciais da doença, para que haja maior possibilidade de cura. “A recomendação é de que todo o paciente com alta carga tabágica e idade entre 55 a 79 anos seja submetido a uma tomografia de tórax. Se o paciente tem história de câncer de pulmão, enfisema, exposição ambiental ou ocupacional, radioterapia ou história familiar ou genética, a tomografia deve acontecer antes, com 50 anos”, disse.

“Quando descoberto precocemente, o paciente é encaminhado para cirurgia e a chance de cura completa é grande, girando em torno de 40% a 75% de chances. Em tumores mais avançados, a chance de cura é de, em média, 35%. Nos casos de metástases, que é quando a doença já está instalada e afetando outros órgãos, as chances são bem poucas, cerca de 5%”, completou.

Hoje a tecnologia está a favor da medicina e a cirurgia está cada vez mais aprimorada, sendo minimamente invasiva. É realizada através de aparelhos altamente tecnológicos que permitem a retirada do tumor com um pequeno corte e com maior precisão.

“Isso reduz o trauma no pós-cirúrgico e promove uma recuperação mais rápida e melhor. No Espírito Santo, assim como nos melhores centros do país, estas cirurgias são feitas por vídeo, com refinada técnica e alta segurança. Os resultados são excelentes”, ressaltou.

Dr. Luziélio Alves Sidney Filho, MD, MsC, PhD. Cirurgião de Tórax do Grupo NEON desde 2016.