• Login

NUTRIÇÃO

Uma boa alimentação é fundamental durante o tratamento oncológico. Estando bem nutrido, o indivíduo tem melhores condições de restabelecimento e de combater possíveis infecções. Alimentação adequada significa receber uma dieta equilibrada, com todos os nutrientes necessários ao organismo (água, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais), capacitando-o a suportar melhor os efeitos colaterais do tratamento.
Uma alimentação equilibrada pode ajudar a manter o vigor, evitando a degeneração dos tecidos do corpo e ajudando a reconstruir aqueles que o tratamento do câncer pode prejudicar.

Quando não se ingere a quantidade suficiente ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenado para servirem de fonte de energia. O resultado é que as defesas naturais se enfraquecem, e o corpo não consegue combater as infecções. No entanto, esse sistema de defesa é importantíssimo para quem tem que enfrentar o câncer, pois, nessas circunstâncias, é sempre grande o risco de adquirir infecções.
Uma boa dica é ingerir vários alimentos diferentes todos os dias. Nenhum alimento ou grupo de alimentos contém todos os nutrientes necessários.

Para manter o vigor do organismo, a dieta deve conter porções diárias dos seguintes grupos de alimentos:

Arroz, pão, massa, batata, mandioca: ricos, principalmente, em carboidratos complexos (amido) e vitaminas do complexo B. Os carboidratos são ótima fonte de energia e as vitaminas do complexo B ajudam a melhorar a capacidade de defesa do organismo. Devemos ingerir 6 porções diárias deste grupo.

Frutas, legumes e verduras: fontes de vitaminas, minerais e fibras. Esses nutrientes ajudam na cicatrização de feridas, nos processos de contração muscular, funcionamento intestinal, capacidade de defesa do organismo, aumenta a absorção do ferro dietético, etc. Devemos ingerir, pelo menos, 3 porções diárias de frutas e 3 porções de verduras e legumes.

Feijões e oleaginosas (castanha, nozes, avelã, etc.): fontes de proteínas, selênio, manganês e fósforo, que participam na formação e manutenção dos músculos, ossos, vasos sanguíneos, pele, etc. Devemos ingerir 1 porção diária deste grupo.

Carnes e ovos: fontes de proteínas, vitaminas e minerais que participam na formação e manutenção dos músculos, ossos, vasos sanguíneos, pele, produzem células sanguíneas, melhoram a cicatrização, etc. Devemos ingerir 1 porção diária deste grupo (durante a quimioterapia, o consumo deverá ser de 2 porções ao dia).

– Leite, queijo e iogurte: fontes de proteínas, vitaminas e minerais (especialmente o cálcio), que participam na formação e manutenção dos músculos, ossos, vasos sanguíneos, pele, etc. Devemos ingerir 3 porções diárias deste grupo.

Óleos e gorduras: fontes de gorduras e vitaminas, fornecem energia para o organismo, ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K, além de darem sabor às refeições. Devemos ingerir, no máximo, 1 porção por dia.

Açúcares e doces: fontes de carboidratos simples (sacarose), fornecem energia para o organismo e dão sabor às refeições. Devemos ingerir, no máximo, 1 porção por dia.

Água: fonte de eletrólitos como sódio, cloro, flúor e iodo. Ajuda no controle da temperatura corporal, no transporte de nutrientes e na eliminação de substâncias não